/Grand Tour se despede da cidade no The Art Institut of Chicago

Grand Tour se despede da cidade no The Art Institut of Chicago

Passamos nossas últimas horas em Chicago em um ícone da arte e cultura da cidade – The Art Institut of Chicago – votado o museu #1 do mundo pelo Tripadvisor.

Começamos pela West Wing, com a parte Moderna do 3º andar com a pintura da 1ª metade do séc. XX – Picasso, Mondrian, Kandinsky, Chagall, Miró, … e a escultura modernista de Brancusi. No 2º andar, exibição especial do trabalho das últimas 2 décadas do escultor americano Charles Ray, nascido em 1953 – com suas figuras humanas e “Hinoki” reprodução de um tronco de árvore da Califórnia, esculpida por minimalistas japoneses.

Seguimos pelo setor dos impressionistas com todos os grandes – Renoir, Pissarro, Monet, Matisse, Cezanne, Gauguin, Van Gogh,.. Além de masterpieces como “A Assunção” de El Greco, e retratos de Rembrandt.  Também exposições especiais – de Degas e de representações de Dionysius/Bacchus ao longo de séculos.  Uma viagem pela história da arte através do tempo e espaço – desde a peculiar arte de Ghandara – do séc. III no Paquistão que combinava a estética Helenística com temática Budista ate a pop arte de Roy Lichenstein.

Passando ao longo do caminho pela arte Etrusca, Grega, Romana, Bizantina, escultura religiosa Hindu e Budista, máscaras africanas, porcelana chinesa, pintura Cuzquena, arte Inca e Maya, arte islâmica ate os vitrais “America Window” de Chagall,…2.500 anos de arte concentradas nesse espaço criado para a EXPO de 1893. Uau! Super recomendo!

img_1275

img_1276

img_1284

img_1287

img_1297

img_1307