/As origens dos samurais

As origens dos samurais

samuraiA geografia do Japão com suas montanhas e clima rigoroso dificultava a manutenção da segurança pelas forcas do império, originando as milícias privadas rurais, que ao longo dos séculos atingem status elevado mudando o curso da história do país.

As disputas entre clãs regionais resultam no séc XII na predominância de uma sobre as demais surgindo a figura do “shogun”, líder militar máximo em igualdade de poder com o imperador.

Minamoto Yoritomo, indicado pelo imperador para governar, institui o xogunato de Kamakura – um modelo de governo militar de samurais que vai durar 700 anos:

Kamakura:    1185 – 1333
Muromachi:  1392 – 1573
Momoyama: 1573 – 1600
Edo:               1603 – 1868

Ao longo desse período a corte imperial, figurativa, permaneceu em Kyoto.

Abaixo do Shogun tem a figura do Daimyo, os senhores feudais que variavam entre 50 e 250 ao longo do tempo, que eram os administradores regionais que comandavam um grupo de vassalos samurais hereditários. Os atos heróicos dos samurais inspiraram escritores e poetas a narrar suas histórias, e a artistas a glorificá-los em pinturas – contribuindo nas artes e cultura do país. Mais do que atos individuais, os seus ideais eram os do grupo conduzido por um líder.