/Bretanha

Bretanha

Registro de minha recente viagem à intrigante Bretanha

A Bretanha é uma região do oeste da França com maior costa litorânea do país, entre o Canal da Mancha e o Oceano Atlântico. Com uma área de 27 mil km² e uma população de 3 milhões de habitantes, sua capital histórica é Nantes e a administrativa é Rennes. Trata-se de uma das 6 nações celtas reconhecidas pela Celtic League, junto com a Escócia, a Irlanda, a Ilha de Man, o País de Gales e a Cornualha – que lhe conferer uma cultura regional bem própria.

IMG_7645

IMG_7651

IMG_7656

Distinguem-se tradicionalmente as regiões costeiras das regiões centrais. Na costa, falésias vertiginosos, já no interior encontramos o legado celta com seus bosques tomados de lendas e mistérios nas aldeias que, ao longo dos séculos, não perderam a sua identidade ancestral. Além disso, os monumentos de pedra de mais de 4.000 anos fazem da Bretanha o principal centro megalítico da Europa.

IMG_7548

IMG_7549

Uma região fortemente marcada pela tradição e pelo folclore, a Bretanha tem a sua própria culinária e, portanto, suas raras especialidades como as Galettes, uma espécie de crepe de farinha sarracena acompanhado por um chá de cidra.

IMG_1800

IMG_7565

IMG_7586

IMG_7589

IMG_7594

IMG_7604

IMG_7608

A minha cidade predileta na Bretanha é St. Malo, que leva o nome do evangelizador que introduz o cristianismo na região no séc. VI. Uma cidade voltada para o mar que tem entre seus habitantes ilustres Jacques Cartier –  que no séc. XVI conquista o Canadá para os franceses – e  Surcouf – famoso pirata do séc. XVIII, que com autorização real saqueavam navios ingleses, holandeses e espanhóis. Também nasceu no centro histórico murado o poeta do séc. XIX Chateubriand.

A Bretanha está intimamente enraizada nos elementos terra e mar, oferecendo paisagens marcantes de praias, penhascos, e cidades medievais. Recomendo!

Confira no site www.betonomundo.wordpress.com

Participe do próximo Grand Tour STB, que Beto acompanha

Em fevereiro 2015 percorreremos a região tribal das montanhas do norte da Tailândia, e desvendaremos um dos segredos mais bem guardados do Sudeste Asiático – Myanmar, antiga Birmânia – país com uma longa herança cultural. Oportunidade de conferir a impressionante pagoda Shwedagon na capital Yangoon, os templos fantásticos em Bagan, Mandalay as margens do rio Irrawaddy, e o cênico Inle Lake.

Confira o roteiro www.stbrs.com/grand-tours/myanmar-2015/

Inscrições em uma das cinco unidades do STB no Estado.
Telefone: (51) 4001-3000