/Normandia, uma das joias da França

Normandia, uma das joias da França

Um registro de minha recente viagem a Normandia – onde acompanhei o Grand Tour STB comemorativo dos 20 anos de nossa primeira imersão na cultura e civilização francesa.

 Área: 30.000 km2
População: 3,5 milhões de hab.

Cada país oferece muitas diversidades dentro de seu próprio território, belezas locais e cultura regional. Não é possível compreender o todo de uma determinada nação sem conhecermos suas partes, particularidades regionais que compõem a riqueza do conjunto. A França não foge à regra, muito pelo contrário, oferece um mosaico de aspectos culturais, geográficos, gastronômicos e paisagísticos que a tornam um dos países mais encantadores de nossa bela Terra.

IMG_7217

Conhecemos um pouco sobre cada uma dessas regiões que compõem a fascinante França, desta vez iniciando nosso “Grand Tour STB de France” pela Normandia – no noroeste do país banhada pelas águas do Canal da Mancha. A Normandia é composta por sua costa em seus penhascos e famosas praias do desembarque aliado na 2ª Grande Guerra, e por seu interior agropastoril de paisagem verdejante e ondulada, fonte de inspiração aos impressionistas. As falésias, esculpidas pelo mar limitam a região ao Norte, enquanto que as florestas de carvalho ao Sul.

Uma região rica em história e cujo patrimônio cultural admiravelmente diversificado conduz da tapeçaria de Bayeux aos impressionistas: Giverny é onde Monet pintou suas obras mais importantes. Paisagens impressionantes evocadas por Maupassant e Flaubert. O esplendor das abadias românticas, a Catedral de Beauvais e a cidade-museu de Rouen são obras de arte da arquitetura.

Jardins de Monet
Jardins de Monet

HONFLEUR – O seu “vieux port” ‘e um dos locais mais cênicos que conheço – seu casario medieval, a igreja de St. Catherine, as ruínas da antiga muralha, as velas no porto, tudo conspira para ser fotogênica a qualquer momento do dia. Trata-se de um charmoso porto na foz do Rio Sena. Terra de Eugène Bodin – precursor do impressionismo, e de onde partiu Champlain para fundar Quebec.

IMG_7157

IMG_7163

IMG_7185

IMG_7204

IMG_7207

IMG_7243

IMG_7250

IMG_7252

IMG_7255

BAYEUX – Capital gaulesa, foi conquistada pelos Romanos, Bretões, Saxões e Vikings – sede da dinastia dos duques Normandos. Visitamos a Catedral de Nossa Senhora – uma construção gótica Normanda iniciada em 1077. Mas a joia de Bayeux é a “Tapisserie de La Mathilde” de 50 cm de altura por 70m de comprimento, descrevendo as vitórias de Guilherme, o conquistador, que na batalha de Hastings de 1066 conquistou a Inglaterra.

PRAIAS DO DIA “D” – Na costa Normanda na noite de 5 de junho de 1944, há exatamente 70 anos, chegaram tropas inglesas, americanas e canadenses cuja ação determinou a história desse século, que culminou com o final da 2ª Guerra Mundial. A Normandia fascina por essa carga histórica, riqueza arquitetônica e belezas naturais.

IMG_7301

IMG_7309

IMG_7334

CONTINTIN – Desvendamos esta região a partir HOTEL DES ISLES, hotel de charme da gaúcha Flávia Santos. Visitamos o porto de Saint Vaast La Hougue, fortificado pelo Vauban no séc XVII, e o porto de Barfleur, principal porto da Normandia na idade média, hoje classificado entre os mais bonitos vilarejos da França. Além de percurso do litoral do Cabo de La Hague com magníficas paisagens e a casa de Jacques Prevert.

IMG_7358

IMG_7381

IMG_7393

IMG_7412

IMG_7448

IMG_7452

Todos esses são motivos para visitar a Normandia, mas seu encanto está em percorrê-la por suas estradas secundárias passando por vilarejos, pomares de macieiras, áreas produtoras de queijo, como o renomado Camemberg e límpidos canais. Recomendo!

Viaje com Beto

Em nosso primeiro Grand Tour STB de 2015, percorreremos a região tribal das montanhas do norte da Tailândia, desvendando o povoado das mulheres-girafa. Continuaremos por um dos segredos mais bem guardados do Sudeste Asiático – Myanmar, antiga Birmânia – país com uma longa herança cultural.

Oportunidade de conferir a impressionante pagoda Shwedagon na capital Yangoon, os templos fantásticos em Bagan, Mandalay às margens do rio Irrawaddy, e o cênico Inle Lake, passando por diversos templos budistas e paisagens cênicas. Inscrições em uma das cinco unidades do STB no Estado.

Site: www.stbrs.com
Telefone: (51) 4001-3000