/Myanmar – um dos mais segredos mais bem guardados do Sudeste Asiático.

Myanmar – um dos mais segredos mais bem guardados do Sudeste Asiático.

Acabo de voltar de um dos países mais fascinantes do planeta – Myanmar, antiga Birmânia.

IMG_4677

A primeira vez que lá estive foi em 1986, dois anos antes das manifestações pro-democracia duramente reprimidas. Na época me senti em uma Ásia da primeira metade do séc. XX com seu sistema econômico-politico peculiar do “caminho birmanes para o socialismo” que isolou a Birmânia do resto do mundo de 1962 a 2011 com uma junta militar brutal e implacável com a oposição.

Quase 30 anos depois o pais mudou de nome, de sistema econômico, de capital e quer se apresentar mais democrático para a comunidade internacional.
Aung San Suu Kyi, filha do herói da independência, que por seu movimento pacifico pela democracia recebeu o premio  Nobel da paz 1991, esteve quase 2 décadas em prisão domiciliar e assumiu apenas em 2012 sua cadeira no parlamento.

Com a aparente abertura politica a fim de melhorar sua imagem internacionalmente o turismo passa a impulsionar a economia, como já acontece ha décadas nos países vizinhos do Sudeste Asiático.

IMG_4586

O pais almeja receber em 2015 um milhão de visitantes, que corresponde a apenas 5% dos turistas na vizinha Tailândia, mantendo ainda o clima de mistério de ultimo segredo da região.
Com vastas regiões de florestas  inexploradas com sua fauna e flora diversa, varias minorias étnicas vivem suas culturas singulares.

IMG_5840

IMG_4222

Complexos arqueológicos como Pagan que se destaca entre os mais impressionantes da Ásia, a tranquilidade de Inle Lake, e obras arquitetônicas maravilhosas como a pagoda dourada de Shwedagon, já seriam motivos suficientes para visitar o pais.

Mas ‘e o ritmo do dia a dia, com seus mercados animados, os templos e mosteiros sempre movimentados que refletem a profunda vida espiritual do seu povo, que fazem de Myanmar o fruto de desejo de todo viajante em busca da autenticidade da Ásia de outrora.