/Passeio pelas montanhas

Passeio pelas montanhas

Beto Conte passou pelas Montanhas Rochosas no Canadá e conta em detalhes como foi essa experiência.

Publicado na Revista Imóvel Class em setembro de 2015

“Em agosto de 2015, acompanhei o Grand Tour STB pelo oeste do Canadá, percorrendo as Montanhas Rochosas de Calgary até a cidade de Vancouver. Essas montanhas são uma importante cordilheira que segue por mais de 4.800 km, partindo do norte da Columbia Britânica, passando pelo oeste do Canadá até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. Elas foram formadas há cerca de 70 milhões de anos, e desde antão, a erosão pela água e os glaciares esculpiram a região, dando origem a vales e picos íngremes. Os seres humanos começaram a habitar o local no fim da Era Glacial, vindos da Ásia através do estreito de Bering.

Atualmente, grande parte da cordilheira foi transformada no Parque Nacional das Montanhas Rochosas, compost pelos parques de Banff, Jasper, Kootenay, Watterton Lakes e Yoho, que preservam o ecossistema e a beleza cênica do local.

O turismo é a atividade econômica mais relevante, atraindo milhões de pessoas do mundo inteiro para caminhar, acampar ou praticar atividades esportivas de montanha.

O Parque Nacional Banff é o primeiro do Canadá, criado em 1885, e é um dos principais centros turísticos do país, localizado a 120 km de Calgary e cobrindo uma área de 6.641 km², com mais de 1.600 km de trilhas. O Parque Jasper é o maior e mais setentrional parque nacional canadense nas Montanhas Rochosas, onde está a montanha mais alta da Província de Alberta, o Mt. Columbia. Além das montanhas, florestas, plantações e vida selvagem, é possível encontrar no parque as geleiras do Columbia Icefield, fontes termais, lagos, rios e cascatas. Os rios que correm da região deságuam em três oceanos: Atlântico, Pacífico e Ártico.