/7 bibliotecas incríveis pelo mundo

7 bibliotecas incríveis pelo mundo

Hoje é o Dia Mundial do Livro! Para comemorar a data, separamos 7 bibliotecas incríveis pelo mundo para você conhecer:

1. Biblioteca do Congresso (Washington, EUA)

Uma das mais antigas instituições federais dos Estados Unidos. É a maior biblioteca do mundo em prateleiras e número de volumes. Inclui mais de 32 milhões de livros, 61 milhões de manuscritos, um rascunho da Declaração da Independência dos EUA, um dos quatro exemplares perfeitos em papel velino da Bíblia de Gutenberg no mundo, entre outros.

2. Biblioteca Bodleiana (Oxford, UK)

Fundada em 1602 como a biblioteca da Universidade de Oxford, é uma das mais antigas da Europa. Abriga mais de 11 milhões de itens, como: quatro cópias da Magna Carta, uma Bíblia de Gutenberg e o primeiro fólio de Shakespeare.

3. Biblioteca Marciana (Veneza, Itália)

Localizada dentro de um belíssimo prédio renascentista, contém uma das mais importantes coleções de textos clássicos do mundo, com mais de um milhão de livros, 13 mil manuscritos, 2.883 incunábulos (livros impressos que datam dos primeiros tempos da imprensa) e mais de 24 mil obras do século XVI.

4. Biblioteca da Abadia de São Galo (St. Gallen, Suíça)

É a mais antiga da Suíça e lar de cerca de 160 mil volumes, incluindo manuscritos que datam do século VIII. Em 1983, passou a ser Patrimônio Mundial pela ONU, como “um exemplo perfeito de um grande mosteiro carolíngio”. Oferece acesso online a muitos de seus acervos, embora os livros anteriores a 1900 só possam ser lidos no local.

5. Biblioteca Real da Dinamarca (Copenhagen, Dinamarca)

Fundada em 1648 pelo Rei Frederik III. Contém obras impressas da Dinamarca desde o século XVII e quase todos os livros já escritos no país, desde o primeiro, impresso em 1482. É a maior biblioteca entre os países nórdicos. Muitos trabalhos significativos, como as correspondências de Hans Christian Anderson e mapas históricos da região polar são mantidos aqui.

6. Biblioteca Vasconcelos (Cidade do México, México)

Considerada uma das construções mais avançadas do século XXI. O custo da obra foi estipulado em US$ 100 milhões e foi o maior investimento da adminstração do ex-presidente Vicente Fox. As estantes abertas em forma de andaime são especialmente exclusivas, assim como as esculturas locais, incluindo uma do artista Gabriel Orozco, feita a partir de um esqueleto de baleia pintado.

7. Biblioteca Nacional de Singapura (Singapura)

Está localizada em um prédio de 16 andares, construído em 2005. Fundada na década de 1920 por sugestão de Sir Stamford Raffles, abriga mais de 200 mil livros e um centro de artes cênicas que pode acomodar mais de 600 convidados. O prédio é adornado por vários jardins, proporcionando vitas pitorescas da cidade de Singapura.

Fonte: The Best Colleges